Ingredientes:
1 chávena de nozes
1 chávena de passas (pode substituir total ou parcialmente por outro tipo de frutos desidratados como tâmaras, figos, ameixas, alperces...)
1 chávena de flocos de aveia
1 banana muito madura
2 cenouras
1 maçã
1 1/2 c.c. de fermento para bolos
1 1/2 c.c. canela
1/2 c.c. gengibre em pó
1/2 chávena de farinha integral
1/4 chávena de leite vegetal (soja, aveia, amêndoa...) ou, em alternativa, 1/4 de chávena de sumo de maçã
Preparação:
Tritura, num robot de cozinha, as nozes com os frutos e a aveia até obteres uma mistura homogénea. Coloca o preparado numa taça, adiciona a canela, o gengibre, o fermento para bolos, a banana esmagada e homogeneíza com uma espátula. Lava as cenouras e retira os dois pedaços das pontas. Lava a maçã e retire as sementes. Usando o robot de cozinha pica grosseiramente a cenoura e a maçã, ambas com casca (em alternativa podes usar um ralador), e adiciona ao preparado anterior. Homogeneíza a mistura e adiciona a farinha e o leite vegetal e volte a misturar bem até obter uma pasta homogénea.
Tende pequenas bolas de 2 cm, coloque-as num tabuleiro coberto com um tapete de silicone e achata-as ligeiramente com a ponta do dedo ou o cabo de uma faca.
Leva ao forno, previamente aquecido a 180 ºC, durante 20 a 25 minutos.
Retira o tabuleiro e deixe arrefecer um pouco antes de manusear. Os biscoitos ficam húmidos no seu interior pelo que devem ser consumidos nos dias seguintes à sua confeção.
Sem comentários:
Enviar um comentário